segunda-feira, 22 de abril de 2013

Leitura é a certeza de tornar-se imortal ao universo do outro e ao seu próprio.....

Foi interessante ler os depoimentos e relatos, me remeteu ao passado. A lembrança de minha avó que com pouco estudo fazia questão de acompanhar minha escrita e leitura e como estímulo, lia e outras vezes até inventava maravilhosas histórias que ainda hoje me lembro. Muitas das quais reproduzi a minha filha, hoje com os seus doze anos me recordou uma das histórias que eu lhe contava quando pequena; me olhou e disse:
-"Sabe, mãe, acho que vou escrever um livro com as histórias que você me contava! Mas é claro que vou melhorar um pouquinho rs...."

O ambiente familiar não deve conceber a passividade no ato da leitura mas estimular a função de "agente que busca significações". (GERALDI, 1999:91).

Um comentário:

  1. O seu relato vem comprovar que o incentivo à leitura deve começar cedo com a família e ter sua continuidade na escola. Com o estímulo apropriado, buscamos na leitura respostas e, muitas vezes, direcionamentos pela vida toda. Porém, desenvolver o comportamento leitor leva tempo e por isso cabe ao professor familiarizar o sue aluno com todos os gêneros de leitura, para que conheça, analise, contextualize e critique; tornando-se assim um leitor competente.
    Abraços! Giovanna

    ResponderExcluir