Conteúdo: Equação do 2º grau
Objetivo Geral: Compreender e explorar em diferentes contextos os
processos de cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de
situações-problema envolvendo equações.
Objetivos
específicos: estudar as equações
do 2º grau com uma incógnita, incluindo os procedimentos de resolução e as
propriedades que envolvem as raízes dessas equações e a resolução de alguns
problemas que utilizam equações desse tipo.
Justificativa:
Justifica-se este estudo, pois, contribuirá com entendimento referente à
utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; o estudo da equação
demonstra a necessidade de conhecimento de
formas de resolução, relacionando aplicações e aspectos históricos.
Instigar a
curiosidade e interesse do aluno são peças chave para a aprendizagem.
Procedimentos: Serão
utilizadas 3 aulas.
1ª aula
Levantamento
dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre equação através da roda
de conversa;
-
Contextualização histórica sobre o surgimento das equações de 2º grau a partir
da leitura de um texto de cunho didático;
-
Proposição de um problema envolvendo a transposição da situação para uma
equação do 2º grau.
2ª aula
-
Retomada do problema proposto na aula anterior e da equação gerada a fim de
buscar soluções para a equação por meio do método de completar quadrados;
-
Proposição de um novo problema com o objetivo de permitir que os alunos
transcrevam a situação para a linguagem matemática através de uma equação do 2º
grau e busquem maneiras de resolvê-la
3ª aula
-
Retomada do problema proposto na aula anterior e da equação gerada a fim de buscar
soluções para a equação por meio do método de completar quadrados;
-
Proposição de um novo problema com o objetivo de permitir que os alunos
transcrevam a situação para a linguagem matemática através de uma equação do 2º
grau e busquem maneiras de resolvê-la.
Recursos: Lousa, giz, material impresso.
Avaliação: Ao longo de todo o processo
com observação do ponto de partida do alunos e de seu desenvolvimento quanto ao
entendimento do conteúdo equação do 2º grau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário