domingo, 5 de maio de 2013

Plano de Aula


Conteúdo: Equação do 2º grau
Objetivo Geral: Compreender e explorar em diferentes contextos os processos de cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de situações-problema envolvendo equações.
Objetivos específicos: estudar as equações do 2º grau com uma incógnita, incluindo os procedimentos de resolução e as propriedades que envolvem as raízes dessas equações e a resolução de alguns problemas que utilizam equações desse tipo.
Justificativa: Justifica-se este estudo, pois, contribuirá com entendimento referente à utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; o estudo da equação demonstra a necessidade de conhecimento de  formas de resolução, relacionando aplicações e aspectos históricos.
Instigar a curiosidade e interesse do aluno são peças chave para a aprendizagem.
Procedimentos: Serão utilizadas 3 aulas.
1ª aula
Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre equação através da roda de conversa;
- Contextualização histórica sobre o surgimento das equações de 2º grau a partir da leitura de um texto de cunho didático;
- Proposição de um problema envolvendo a transposição da situação para uma equação do 2º grau.
2ª aula
- Retomada do problema proposto na aula anterior e da equação gerada a fim de buscar soluções para a equação por meio do método de completar quadrados;
- Proposição de um novo problema com o objetivo de permitir que os alunos transcrevam a situação para a linguagem matemática através de uma equação do 2º grau e busquem maneiras de resolvê-la
3ª aula
- Retomada do problema proposto na aula anterior e da equação gerada a fim de buscar soluções para a equação por meio do método de completar quadrados;
- Proposição de um novo problema com o objetivo de permitir que os alunos transcrevam a situação para a linguagem matemática através de uma equação do 2º grau e busquem maneiras de resolvê-la.
Recursos: Lousa, giz, material impresso.
Avaliação: Ao longo de todo o processo com observação do ponto de partida do alunos e de seu desenvolvimento quanto ao entendimento do conteúdo equação do 2º grau.


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