Plano
de Aula
Bloco
Temático: Números/Relações
Conteúdo: Equação do
2º grau
Público
alvo:
Alunos no 9ª ano (8ª série)
Habilidades/Competências:
H15
(6ªsérie/7ºano) Expressar
e resolver problemas por meio de
Equações – Grupo de Competências III e H19
(8ªsérie/9ºano) Resolver
problemas que envolvam equações do 2º grau – Grupo de Competências III
Objetivo Geral: Compreender e explorar em diferentes contextos os processos de
cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de
situações-problema envolvendo equações.
Objetivos específicos: Estudar as equações do 2º grau com uma
incógnita, incluindo os procedimentos de resolução e as propriedades que
envolvem as raízes dessas equações e a resolução de alguns problemas que utilizam
equações desse tipo.
Justificativa: Justifica-se este estudo, pois, contribuirá com
entendimento referente à utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; o
estudo da equação demonstra a necessidade de conhecimento de formas de
resolução, relacionando aplicações e aspectos históricos. Instigar a
curiosidade e interesse do aluno são peças chave para a aprendizagem.
Procedimento:
Aula I:
- Levantamento dos conhecimentos prévios
que os alunos possuem sobre equação através da roda de conversa;
- Contextualização histórica sobre o surgimento
das equações de 2º grau a partir da leitura de um texto de cunho didático
(sugestão – texto encontrado no site http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/bhaka.html
)
- Proposição de um problema envolvendo a
transposição da situação para uma equação do 2º grau.
Aula II:
- Retomada do problema proposto na aula
anterior e da equação gerada a fim de buscar soluções para a equação por meio
do método de completar quadrados;
- Proposição de um novo problema com o
objetivo de permitir que os alunos transcrevam a situação para a linguagem
matemática através de uma equação do 2º grau e busquem maneiras de resolvê-la.
Aula III:
- Retomada da aula anterior de modo a socializar
os procedimentos de resolução encontrados pelos alunos;
- Formalização do método de completar
quadrados e resoluções de equações do 2º grau a partir deste método.
Aula IV:
- Leitura do poema “Brincando com a
Matemática” de Leoni Muniz (para lê-lo clique abaixo em continue lendo). Elaboração
de problemas que utilizem em contextos práticos entre as relações de
proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por
meio de uma função de 2º grau.
Recursos:
Textos didáticos, poemas matemáticos,
caderno do aluno 9ºano/8ªsérie do 2ºBimestre, lousa, giz
Avaliação: Verificar
se os alunos desenvolveram as seguintes habilidades, por meio de observação na
resolução de problemas, na participação em grupos e na socialização das
respostas: Compreender a resolução de equações de 2º grau e saber utilizá-las
em contextos práticos; Compreender a noção de função como relação de
interdependência entre grandezas; Saber expressar e utilizar em contextos práticos
as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra
por meio de uma função de 2º grau.
Recuperação: Trabalhar
a resolução de problemas envolvendo equações de 2º grau de forma
contextualizada.
Referências: Currículo
de Matemática (SEE-SP); Matriz de Referência do Saresp.
Brincando com a Matemática | |
Bhaskara nos deu uma tarefa a fazer
As raízes da equação temos que encontrar nos disse que E é agora que o bicho vai pegar.
Mas como poderemos as raízes conhecer?
Em que deveremos nos basear? Se sobermos que "delta"= b2-4ac A equação poderemos calcular.
Descartes formulou um plano
Que com certeza poderá nos ajudar Ele se chama Plano Cartesiano E as raízes vamos nele colocar.
Para ordenar e simplicar problemas
As matrizes eu vou usar Vão me ajudar a solucionar meus dilemas Sendo linha, coluna, quadrada ou regular.
O determinante eu quero encontrar
Duas regras eu posso usar Sarrus ou Cramer se desejar Irão me ajudar a calcular.
Mas matemática é brincadeira
Perto do que estamos para ver Meu relato é coisa verdadeira No meu raciocínio você pode crer.
Leoni Muniz
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário