domingo, 5 de maio de 2013

Plano de Aula - Equação de 2º grau

Como a construção desse blog é coletiva e participativa, posto aqui uma nova versão do plano de aula postado pela minha colega Tatiane Dias.


Plano de Aula 

Bloco Temático: Números/Relações

Conteúdo: Equação do 2º grau

Público alvo: Alunos no 9ª ano (8ª série)

Habilidades/Competências: H15 (6ªsérie/7ºano) Expressar e resolver problemas por meio de
Equações – Grupo de Competências III e H19 (8ªsérie/9ºano) Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau – Grupo de Competências III

Objetivo Geral: Compreender e explorar em diferentes contextos os processos de cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de situações-problema envolvendo equações.
Objetivos específicos: Estudar as equações do 2º grau com uma incógnita, incluindo os procedimentos de resolução e as propriedades que envolvem as raízes dessas equações e a resolução de alguns problemas que utilizam equações desse tipo.

Justificativa: Justifica-se este estudo, pois, contribuirá com entendimento referente à utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; o estudo da equação demonstra a necessidade de conhecimento de formas de resolução, relacionando aplicações e aspectos históricos. Instigar a curiosidade e interesse do aluno são peças chave para a aprendizagem.

Procedimento:

Aula I:
- Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre equação através da roda de conversa;
- Contextualização histórica sobre o surgimento das equações de 2º grau a partir da leitura de um texto de cunho didático (sugestão – texto encontrado no site http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/bhaka.html )
- Proposição de um problema envolvendo a transposição da situação para uma equação do 2º grau.


Aula II:
- Retomada do problema proposto na aula anterior e da equação gerada a fim de buscar soluções para a equação por meio do método de completar quadrados;
- Proposição de um novo problema com o objetivo de permitir que os alunos transcrevam a situação para a linguagem matemática através de uma equação do 2º grau e busquem maneiras de resolvê-la.


Aula III:
- Retomada da aula anterior de modo a socializar os procedimentos de resolução encontrados pelos alunos;
- Formalização do método de completar quadrados e resoluções de equações do 2º grau a partir deste método.


Aula IV:
- Leitura do poema “Brincando com a Matemática” de Leoni Muniz (para lê-lo clique abaixo em continue lendo). Elaboração de problemas que utilizem em contextos práticos entre as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função de 2º grau.

Recursos:
Textos didáticos, poemas matemáticos, caderno do aluno 9ºano/8ªsérie do 2ºBimestre, lousa, giz

Avaliação: Verificar se os alunos desenvolveram as seguintes habilidades, por meio de observação na resolução de problemas, na participação em grupos e na socialização das respostas: Compreender a resolução de equações de 2º grau e saber utilizá-las em contextos práticos; Compreender a noção de função como relação de interdependência entre grandezas; Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função de 2º grau.

Recuperação: Trabalhar a resolução de problemas envolvendo equações de 2º grau de forma contextualizada.

Referências: Currículo de Matemática (SEE-SP); Matriz de Referência do Saresp.

Brincando com a Matemática

Bhaskara nos deu uma tarefa a fazer
As raízes da equação temos que encontrar
nos disse que 
E é agora que o bicho vai pegar.
Mas como poderemos as raízes conhecer?
Em que deveremos nos basear?
Se sobermos que "delta"= b2-4ac
A equação poderemos calcular.
Descartes formulou um plano
Que com certeza poderá nos ajudar
Ele se chama Plano Cartesiano
E as raízes vamos nele colocar.
Para ordenar e simplicar problemas
As matrizes eu vou usar
Vão me ajudar a solucionar meus dilemas
Sendo linha, coluna, quadrada ou regular.
O determinante eu quero encontrar
Duas regras eu posso usar
Sarrus ou Cramer se desejar
Irão me ajudar a calcular.
Mas matemática é brincadeira
Perto do que estamos para ver
Meu relato é coisa verdadeira
No meu raciocínio você pode crer.
Leoni Muniz


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