A finalidade da Educação e o cerne da ação docente em sentido lato é a construção do conhecimento. Conhecer é conhecer o significado, e as informações são fundamentais para isso. Mas, elas são fragmentárias e efêmeras; para fixá-las, é preciso arquitetar uma narrativa, contar uma boa história.
As informações são como cenas isoladas; compor uma história é tecê-las em um enredo consistente, ordenando-as temporalmente, construindo um filme que diz mais do que a reunião de todas as cenas, transbordando seus significados.
Uma boa aula é como uma história bem contada. Uma história de natureza fabulosa, que envolve valores, e de onde emerge uma moral. Não uma moral única, mais um amplo feixe de "morais", quase tantas quantas são os alunos. É muito importante o fato de que essas "morais" devem ser tácitas. Um bom professor semeia a história e pacientemente colhe resultados variados. Quem quer ensinar diretamente a moral da história, em geral é um chato: além de cansativo, é inócuo para os alunos.
Machado, Nilson José. Educação: microensaios em mil toques, Vol. II. São Paulo: Escrituras Editora, 2012
Olá Rosana, muito bom o texto do Professor Nilson José, um bom professor conta suas histórias de forma contagiante, envolve os aluno e constrói caminhos que levam a aprendizagem.
ResponderExcluirPara início de reflexão do grupo de vocês este texto é uma boa sugestão. Parabéns.
ResponderExcluirRosana, percebemos que o professor ganha uma importância cada vez maior enquanto mediador do processo de aprendizagem, incentivador da leitura e construtor de narrativas envolvendo valores, conhecimentos a partir de informações significativas.
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